O Caso do tênis BOUT'S adquirido pela NETSHOES (Os e-mails)


A íntegra dos e-mails trocados com a Netshoes
Síntese do caso:
Compra de tênis é entregue com defeito de fabricação (tamanho menor do que o indicado na etiqueta e na caixa).

Após troca de 20 e-mails, Netshoes apresenta várias propostas que somente interessam a ela, mas não ao cliente. E, no final, propõe que se recomece todo o processo de devolução.
Veja o absurdo.
Rodolfo Huhn 15.05.2018
  1. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 08/04/2018 18:41:41
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Trocas e devoluções

    Nova mensagem enviada
    Nome : Rodolfo Huhn
    Email : xxx @startpoint.com.br
    Telefone : (21) xxx
    Número do Pedido : 5047015
    Assunto : Trocas e devoluções

    Mensagem : Em 02.04.2018, adquiri um tênis Bouts (Pedido 5047015). Solicitei o nº 41. Recebi, hoje, em 08.04.2018. A caixa indica que o tênis é 41, porém ele é bem menor. Talvez seja 39 ou 40. O produto indica a numeração BR 41. Entretanto, comparei com outro tênis que possuo cujo número é 41. Verifiquei que o recebido é de fato bem menor. Apenas para informação e comparação: meu pé mede 27 cm. Como resolver?

    Para mais atualizações acesse os Meus Pedidos. Dúvidas? Acesse nossa Central de Relacionamento.


  2. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Sunday, April 08, 2018 7:48 PM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Trocas e devoluções

    Oi Rodolfo! Tudo bem?

    Sou da Netshoes e estou aqui para te ajudar com a sua troca. ;)

    Primeiramente, agradeço por escolher e confiar em nossa loja!

    Nossas trocas funcionam assim:

    Troca simples (tamanho ou cor): A primeira é gratuita e pode ser solicitada em até 7 dias corridos após receber o produto;
    Troca defeito: 30 dias corridos após receber o produto.

    Caso queira fazer a troca aqui comigo, basta informar todos os dados abaixo:

    Nº do pedido:
    Motivo da troca:
    Produto(s) que você deseja trocar:
    Novo tamanho, nova cor ou vale-compras:

    Assim que eu receber os dados que solicitei, prosseguirei com a sua troca.
    Ah! Caso o produto desejado esteja indisponível, efetue a troca por vale-compras, ok?

    Obrigado pelo seu contato e conte sempre com o time Netshoes!
    Atenciosamente,
    Rita Silva
    Grupo Netshoes Temos um atendimento exclusivo para você, todos os dias da semana das 07:00 as 23:00hs.
    Para mais informações, acesse nossa central: Central de Relacionamento


  3. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 08/04/2018 20:42:27
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções

    Prezada Rita Silva,
    - Conforme descrito no e-mail que deu origem à reclamação, informei que: "Em 02.04.2018, adquiri um tênis Bouts (Pedido 5047015). Solicitei o nº 41. Recebi, hoje,em 08.04.2018. A caixa indica que o tênis é 41, porém ele é bem menor. Talvez seja 39 ou 40. O produto indica a numeração BR 41. Entretanto, comparei com outro tênis que possuo cujo número é 41. Verifiquei que o recebido é de fato bem menor. Apenas para informação e comparação: meu pé mede 27 cm."
    - As fotos anexas atestam o informado (Vide documento docx).
    - Por esta razão perdi a confiança no fabricante Bouts.
    - Considerando que a Bouts indica erro em sua fabricação, irei escolher outra marca.
    - Assim, passo a informar os dados solicitados
    Nº do pedido: 5047015
    Motivo da troca: Erro de fabricação da Bouts (vide fotos)
    Produto(s) que você deseja trocar: Tênis Bouts
    Novo tamanho, nova cor ou vale-compras: Substituir por "Tênis Olympikus Starter - Preto e Chumbo - Ref.: D22-0701-793-38 - Tamanho 41 - Preço: R$ 139,90"
    - Indago: Como proceder a troca e pagar a diferença a maior?
    Atenciosamente,
    Rodolfo Huhn


  4. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Monday, April 09, 2018 11:03 AM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Bom dia Rodolfo, tudo bem?

    Sou do Grupo Netshoes e estou aqui para te ajudar com a troca.

    Peço desculpas, mas não podemos concluir sua troca por outro modelo.

    Neste caso, podemos trocar por vale-compras?

    O vale-compras fica disponível em seu cadastro por um ano no valor do produto trocado e pode ser usado em todo o site!

    Agradeço seu contato e aguardo seu retorno!

    Atenciosamente,

    Sandra Ferreira
    Grupo Netshoes
    Temos um atendimento exclusivo para você, todos os dias da semana das 07:00 as 23:00hs.
    Para mais informações, acesse nossa central: Central de Relacionamento


  5. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 09/04/2018 15:11:17
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções
    Prezada Sandra Ferreira,
    - Sim, poderá ser por vale-compras.
    - Entendo que o valor a ser creditado será de R$ 109,22, que foi o total pago tendo em vista que há erro de de fabricação do produto (número menor do que o indicado na etiqueta e na caixa do produto).
    - Fato este comprovado pelas fotos anexadas no e-mail anterior em que há um comparativo entre o tênis enviado com outro tênis da Olympicus.
    - Fico aguradando solução.
    Atenciosamente.
    Rodolfo Huhn


  6. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Tuesday, April 10, 2018 7:49 AM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Oi Rodolfo, bom dia!

    Sou do Grupo Netshoes e estou aqui para te ajudar com a troca. ;)

    O valor do vale-compras é referente ao valor pago no produto no ato da compra, R$89,90. Valores de frete e promoções não são inclusos.

    Seu processo de troca começou!

    Processo(s) de troca nº 35313027.

    Não se preocupe, o lojista enviará para seu e-mail de cadastro o código de postagem em até 5 dias úteis, ok?

    Agora você deve:


    Embalar o produto em sua embalagem virada do avesso ou papel pardo;
    Ir até o Correios apresentando a nota fiscal, juntamente com o código de postagem enviado no seu e-mail;
    Após a postagem, guardar o comprovante e o código de rastreio;
    Quando recebermos seu produto, a análise de troca será de até 7 dias úteis.
    Com a aprovação da análise, seu vale-compra será disponibilizado para uso com o prazo de validade de 1 ano para utilização. ;)

    Obrigado pelo seu contato e conte sempre com o time Netshoes!

    Temos uma central exclusiva para você, todos os dias da semana das 07:00as 23:00hs. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais informações, clique aqui: http://www.netshoes.com.br/central-de-relacionamento/index.jsp.

    Estou à disposição para demais dúvidas, tenha um bom dia.


    Jéssica Lima
    | Grupo Netshoes |


  7. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 10/04/2018 10:02:49
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções
    Prezada Jéssica Lima,
    - Não concordo em ter que arcar por erro cometido pelo fornecedor (conforme fotos/provas comparativas enviadas).
    - Havendo erro, deve haver o ressarcimento integral do valor dispendido pelo cliente.
    - No caso são R$ 109,22. Já estou sendo tolerante em aceitar vale-compras.
    - Não estão sendo considerados pela Netshoes, o constragimento e danos causados pelo erro!
    - A responsabilidade é única e exclusiva do fornecedor (Netshoes). Não cabendo ao cliente sofrer qualquer perda financeira, seja ela a que título for.
    - Aguardo urgente resposta.
    Atenciosamente,
    Rodolfo Huhn


  8. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Tuesday, April 10, 2018 3:47 PM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Olá Rodolfo, tudo bem com você?

    O valor do frete é um serviço referente a entrega.

    A mesma ocorreu dentro do prazo que era até o dia 16/04.

    Desta forma o vale compras será no valor do produto ao qual deseja troca por insatisfação com a numeração.

    Agradecemos o seu contato e mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados!

    Atenciosamente,

    Flaviane Pereira
    Grupo Netshoes
    Temos uma central exclusiva para você,todos os dias da semana das 07:00as 23:00hs.
    Para maiores informações, clique aqui http://www.netshoes.com.br/central-de-relacionamento/index.jsp


  9. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 10/04/2018 22:42:39
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções
    Prezada Flaviane Pereira,
    - Tendo em vista os comentários apresentados por V.Sas., informo que desejo a devolução do valor pago.
    - Considerando que o tênis adquirido está em desacordo no que se refere ao tamanho, ou seja é menor do que o tamanho que consta da caixa e do próprio calçado, fica caracterizado o DEFEITO DE FABRICAÇÃO.
    - Nesse sentido, comunico que adquiri no Rio de Janeiro um tênis novo, na Di Santini, e realizei novas confrontações de tamanho. Ficou, mais uma vez, comprovado que o tênis Bouts, adquirido na Netshoes, possui tamanha físico menor do que o indicado.
    - Para estas confrontações utilizei: 1) um tênis usado Olympicus, 2) o Bouts adquirido na Neshoes, e 3) um outro novo, adquirido na data de hoje, 10.04.2018, na Di Santini no Rio de Janeiro.
    - Portanto, estas novas fotos, que estou enviando, ratificam as afirmações de que o tênis marca Bouts, enviado pela Netshoes, possui um tamanho menor do que o devido, comprovando o DEFEITO ou ERRO DE FABRICAÇÃO.
    - Ou seja, embora a etiqueta indique que o tamanho do Bouts é 41, em realidade ele não é! É menor!
    - Pelo exposto, tendo sido caracterizado o erro de fabricação, solicito:
    a) devolução do valor dispendido pelo tênis: R$ 89,90;
    b) devolução do valor dispendido pelo frete: R$ 19,32, considerando que foi entregue produto com ERRO DE FABRICAÇÃO.
    c) desconsiderar a solução pelo vale compras.
    - Lembro que os custos decorrentes por fornecimento de produto com defeito não podem ser debitados ao consumidor. Devem ser assumidos pelo fornecedor.
    - Peço uma urgente resposta quanto às providências que serão tomadas pela Netshoes para solucionar o impasse por fornecimento de mercadoria defeituosa.
    Atensiosamente.
    Rodolfo Huhn
    P.S.: Fotos anexas em arquivo *.pdf


  10. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Wednesday, April 11, 2018 4:43 PM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Olá Rodolfo, tudo bem com você?

    Somos do Grupo Netshoes e estamos aqui para te ajudar em qualquer situação!

    Nosso time está atuando através do protocolo _34337312, e sabemos da urgência que você precisa e merece.

    O prazo máximo para finalização é até 10 dias úteis a partir da abertura do protocolo. Mas não se preocupe, pois temos um time dedicado para que isso aconteça e com certeza daremos uma atenção especial.

    Agradecemos o seu contato e mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados!

    Deyse Santos
    Grupo Netshoes

    Temos um atendimento exclusivo para você, todos os dias da semana das 07:00 as 23:00hs.
    Para mais informações, acesse nossa central: Central de Relacionamento


  11. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 16/04/2018 12:15:08
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções
    Prezada Deyse,
    - Reitero o exposto no meu e-mail de 10.04.2018, que continua sem resposta.
    - O e-mail da Netshoes, de 11.04.2018, pede para aguardar. Ocorre que o tempo está por demais longo para a solução de um problema tão simples.
    - Peço urgência para resolver a pendência vez que se trata, simplesmente, da devolução de mercadoria defeituosa (numeração não corresponde à realidade – vide várias fotos enviadas), e devolução do valor gasto com a compra (aí incluído o frete, vez que foi erro de responsabilidade da Netshoes).
    Atenciosamente.
    Rodolfo Huhn


  12. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Monday, April 16, 2018 3:03 PM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Olá Rodolfo, tudo bem com você?

    Somos do Grupo Netshoes e estamos aqui para te ajudar em qualquer situação!

    Não queremos que tenha esta impressão da nossa loja, sabemos que você confiou em nós desde a finalização do seu pedido e não queremos, de forma alguma, te desapontar!

    Nosso objetivo é sempre gerar a melhor experiência de compra para você. Sabemos que temos uma pendência em aberto e cuidaremos com total zelo e dedicação para reverter essa situação.

    A ocorrência continuará em aberta e vamos acompanhar até a finalização.

    Agradecemos o seu contato e mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados!

    Marcos Vinicius
    Grupo Netshoes
    Temos um atendimento exclusivo para você, todos os dias da semana das 07:00 as 23:00hs.
    Para mais informações, acesse nossa central: Central de Relacionamento


  13. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 26/04/2018 20:11:48
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções
    Prezado Marcos,
    - Permaneço sem obter uma solução para o tênis Bouts recebido com defeito (número menor do que indicado na caixa e na etiqueta).
    - Para evidenciar o que foi afirmado, enviei várias fotos demonstrando o defeito (vide e-mails anteriores).
    - O produto foi recebido em 08.04.2018, e, apesar da troca de e-mails, decoridas quase três semanas, ainda estou aguardando solução.
    - Insisto em receber orientação para proceder à devolução do produto defeituoso e ser ressarcido no valor do gasto com a compra e com o frete, considerando a responsabilidade direta da Netshoes.
    Atenciosamente.
    Rodolfo Huhn


  14. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Friday, April 27, 2018 11:40 AM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Olá Rodolfo , tudo bem com você?

    Somos do Grupo Netshoes e estamos aqui para te ajudar em qualquer situação!

    Solicitamos que nos encaminhe o código de objeto que consta no comprovante de postagem para que possamos acompanhar a entrega.

    Agradecemos o seu contato e mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados!

    Léo Lima
    Grupo Netshoes

    Temos um atendimento exclusivo para você, todos os dias da semana das 07:00 as 23:00hs.
    Para mais informações, acesse nossa central: Central de Relacionamento


  15. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 27/04/2018 17:45:14
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções
    Caro Léo,
    - Peço que leia toda a troca de e-mails abaixo (todas as informações constam dos e-mails).
    - Não se trata de entrega e sim de devolução de produto com defeto de fabricação.
    - Considerando as várias mensagens trocadas, ao que tudo indica a Netshoes não deseja assumir a responsabilidade por ter vendido e entrgue produto com defeito.
    - Peço imediata s e urgentes providências!
    Atenciosamente,
    Rodolfo HUHN


  16. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Saturday, April 28, 2018 10:06 AM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Olá Rodolfo,
    Identificamos que o processo de troca de número 35313027 foi concluído com sucesso.

    Conforme solicitado como objetivo de troca, o vale compra está disponível em seu cadastro no valor de R$ 89,90.

    Para consultar o cupom, acesse o nosso site clique no link "Minha Conta", após digitar e-mail e senha clique em "Meus Vales Compras", ou também como uma das formas de pagamento na área de finalização do pedido.
    Agradecemos o contato e mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados!

    Temos uma central exclusiva para você, todos os dias da semana das 07:00as 23:00hs. Para maiores informações, clique no link abaixo: http://www.netshoes.com.br/central-de-relacionamento/index.jsp
    Thaise Brito
    Grupo Netshoes


  17. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 28/04/2018 10:24:58
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções

    Prezada Thaise,
    - Considerando: a) o fornecimento de produto com defeito; b) os transtornos que venho passando; c) a falta de solução definitiva; d) o decurso de três semanas desde a constatação do erro de fabricação, não tenho interesse em receber qualquer vale-troca.
    - Esta posição já manifestei anteriormente.
    - Insisto em que leiam o teor da troca de e-mails.
    - Reitero mais uma vez, que desejo receber a devolução do valor total dispêndido, inlcuindo o frete, já que todo o problema foi decorente do fornecimento de produto com defeito conforme provado através das fotos enviadas.
    - Assim sendo, o valor envolvido é de R$ 109,22 E NÃO DE R$ 89,90.
    Atenciosamente,
    Rodolfo Huhn


  18. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Saturday, April 28, 2018 5:06 PM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Olá Rodolfo, tudo bem com você?
    Somos do Grupo Netshoes e estamos aqui para te ajudar em qualquer situação!
    Por favor, precisamos das seguintes confirmações para realizar o cancelamento do vale-compras:
    Qual foi a data da última compra realizada?
    Qual foi a forma de pagamento utilizada na última compra?
    Quais foram os últimos produtos comprados?
    Já realizou alguma troca em seu cadastro?

    Agradecemos o seu contato e mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados!
    Jane Godoy
    Grupo Netshoes

    Temos um atendimento exclusivo para você, todos os dias da semana das 07:00 as 23:00hs.
    Para mais informações, acesse nossa central: Central de Relacionamento


  19. De: xxx @startpoint.com.br
    Enviada em: 29/04/2018 18:43:35
    Para: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Assunto: Re: Trocas e devoluções

    Prezada Jane,
    - A data da compra já foi informada na presente troca de e-mails, ou seja, repetindo a informação, em 02.abr.2018.
    - A última compra é a que consta da presente pendência por fornecimento de produto com defeito de fabricação, cujos dados são os constantes dessa troca de e-mails.
    - A compra, foi paga antecipadamente através de cartão de crédito, conforme a Netshoes, com certeza, tem o controle e comprovação.
    - Compra anterior foi de tênis da Olympicus sem qualquer problema.
    - Não, tive necessidade, de efetuar nenhuma troca de mercadoria, até o presente, nas inúmeras compras que realizei “on line”.
    - Entendo, por outro lado , que as informações ora solicitadas, já foram fornecidas e/ou constam do sistema da Netshoes, sendo, por esta razão, dispensáveis para que se proceda devolução do valor gasto com compra, feita através da Netshoes, de mercadoria fornecida com defeito de fabricação.
    - O Valor a ser ressarcido é de R$ 109,22.
    Atenciosamente,
    Rodolfo Huhn


  20. From: atendimento8459503730@netshoes.com.br
    Sent: Sunday, April 29, 2018 7:45 PM
    To: xxx @startpoint.com.br
    Subject: Enc: Re: Trocas e devoluções

    Olá Rodolfo, boa noite

    Analisamos o seu caso e verificamos que o produto foi entregue de acordo com o prazo, sendo assim o frete não será devolvido.

    Como ainda não houve a troca pelo vale-compras, para a sua segurança, o procedimento de cancelamento pode ser feito de duas formas:

    - Ligando para a Central de relacionamento: (11) 3028-5333 ou (11) 3070-6888 - Opção 6 / Rio de Janeiro 0800 888- 8464 - Opção 6;

    - Através de seu cadastro, por um PC ou smartphone na página "Meus Pedidos" e em seguida clicando em "Trocar ou Cancelar".

    Lembrando que o cancelamento através do seu cadastro só pode ser solicitado dentro de 7 dias corridos após o recebimento do pedido.

    Agradecemos o seu contato e mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados!

    Deyse Santos
    Grupo Netshoes

    Temos um atendimento exclusivo para você, todos os dias da semana das 07:00 as 23:00hs.
    Para mais informações, acesse nossa central: Central de Relacionamento



As fotos enviadas à Netshoes

COMPARAÇÃO ENTRE OS TAMANHOS DE TÊNIS
a) Tênis usado Olympicus
b) Tênis Bouts, adquirido na Netshoes em 02.abr.2014 e recebido em 08.abr.2018
c) Tênis Olympicus, adquirido na Di Santini em 10.04.2018

Comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à esquerda), Bouts novo (centro; Netshoes)e Olympicus novo (à direita; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor
Comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à esquerda), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à direita; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.


Comparação entre as etiquetas dos tênis: usado Olympicus (à esquerda), Bouts novo (centro;
Netshoes) e Olympicus novo (à direita; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Embora o Bouts seja bem menor, a etiqueta indica que o tamanho é igual à dos outros: 41.Evidência: ERRO DE FABRICAÇÂO.
Comparação entre as etiquetas dos tênis: usado Olympicus (à esquerda), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à direita; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Embora o Bouts seja bem menor, a etiqueta indica que o tamanho é igual à dos outros: 41. Evidência: ERRO DE FABRICAÇÂO.


Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à direita), Bouts
novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à esquerda; adquirido em 10.04.2018).
Comentário: Bouts com tamanho bem menor.
Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à direita), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à esquerda; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.


Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à direita), Bouts
novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à esquerda; adquirido em 10.04.2018).
Comentário: Bouts com tamanho bem menor.
Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à direita), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à esquerda; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.


Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (abaixo), Bouts
novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (acima; adquirido em 10.04.2018).
Comentário: Bouts com tamanho bem menor.
Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (abaixo), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (acima; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.


Comparação entre o tamanho dos tênis: Bouts novo (abaixo; Netshoes) e Olympicus novo (acima;
adquirido em outra loja no Rio, em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.
Comparação entre o tamanho dos tênis: Bouts novo (abaixo; Netshoes) e Olympicus novo (acima; adquirido em outra loja no Rio, em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.