O Caso do tênis BOUT'S adquirido pela NETSHOES


Resumo da troca de e-mails com a Netshoes, cometários e fotos
Síntese do caso:
Compra de tênis é entregue com defeito de fabricação (tamanho menor do que o indicado na etiqueta e na caixa).

Após troca de 20 e-mails, Netshoes apresenta várias propostas que somente interessam a ela, mas não ao cliente. E, no final, propõe que se recomece todo o processo de devolução.
Veja o absurdo.
Rodolfo Huhn 15.05.2018


Em 02.04.2018, adquiri um tênis BOUT'S (Pedido 5047015). Solicitei o tamanho 41.

Recebi em 08.04.2018. A caixa indica que o tênis é 41, porém ele é bem menor. Talvez seja 39 ou 40. O produto indica a numeração BR 41. Entretanto, comparando com tênis de outra fabricação que cujo número é 41, verificou-se que o recebido é, de fato, bem menor. Solicitei solução.

Em resposta, no mesmo dia 08.04, propuseram a troca simples (quando é a primeira vez) por outro. Porém, pedem várias informações, tais como: nº do pedido, motivo da troca, novo tamanho e cor, ou ,se indisponível, receber vale-compras. Ocorre que já havia informado o problema, bem como nº do pedido. Ou seja, não leram a reclamação enviada.

Na mesma data repeti o que já havia informado e forneci dados complementares solicitados. Também destaquei que em razão do tênis BOUT'S ter defeito de fabricação, havia optado por um de outra marca, inclusive mais caro. Além do que, enviei fotografias comparativas demonstrando que o tênis enviado, tido com 41, era menor. Pedi orientação para resolver a pendência.

Em 09.04.2018, a Netshoes informa que não podem trocar por outro modelo e oferecem vale-compras. Quer dizer: a Netshoes obriga o cliente a adquirir marca que vende produto defeituoso ou, então, um vale-compras?

Informei na mesma data, que poderia ser vale-compras, mas que o valor deveria ser no total gasto, incluído frete, já que houve defeito de fabricação, conforme demonstrado pelas fotos enviadas anteriormente.

Em 10.04.2018, a Netshoes informa: a) o nº do processo de trocas (35313027); b) que o lojista enviará um código de postagem (jamais recebido); c) que após devolução irão analisar o caso no prazo de 7 dias; d) se aprovada a análise irão disponibilizar o vale-compras. Porém o valor do vale-compras será no valor do produto e que a Netshoes não devolve o valor pago pelo frete.

Na mesma data informei que não concordava em arcar com o frete vez que havia erro de fabricação e como tal todo o valor gasto total deveria ser ressarcido.

Caracterização da má-fé. Ainda em 10.04.2018, começa a se caracterizar a má-fé da Netshoes ao responder que o frete não seria ressarcido por ter sido o produto entregue no prazo. Pergunta-se: O que tem o prazo de entrega a haver com o defeito de fabricação apontado? Informa, ainda, que o produto será trocado por insatisfação com a numeração. Pergunta-se: Como insatisfação de numeração se o número está errado conforme fotos enviadas?

Por esta razão, na mesma data, respondi que adquiri outro tênis, de tamanho 41, em loja de renome no Rio de Janeiro. Enviei novas fotos comparativas que demonstram o tamanho significativamente menor do tênis da BOUT'S. Assim sendo, necessitando de tênis, informei que não mais desejava o vale-compras e sim a devolução do valor total da compra já que o tênis da BOUT'S enviado foi recebido com defeito de fabricação.

O DEBOCHE. Em 11.04.2018, Netshoes informa que estão atuando num novo protocolo (_34337312). (E o anterior, como ficou?). Informam que o prazo máximo de finalização é de 10 dias, mas que darão uma atenção especial (sic). Agora, além da má-fé, se caracteriza a gozação. Incrível.

Em 16.04.2018, reiterei o pedido de 10.04.2018, ressaltando que o tempo decorrido já estava longo em demasia. Insisti na solução do problema que se tratava da devolução e ressarcimento em razão de mercadoria fornecida com defeito de fabricação.

"EMPURRANDO COM A BARRIGA 1". No mesmo dia a Netshoes informa, entre outras coisas, que estão resolvendo o problema, que não iriam me desapontar.

Em 26.04.2018, reiterei, mais uma vez, o pedido de solução quanto ao tênis BOUT'S entregue com defeito de fabricação.
Em 27.04.2018, pedem que informe o código do objeto que consta do comprovante de postagem.

"EMPURRANDO COM A BARRIGA 2". Na mesma data informei que o código já havia sido informado no início da troca de e-mails e que tudo indicava que a Netshoes não deseja resolver o problema.

"ENROLAÇÃO". Em 28.04.2018, a Netshoes informa que o problema já havia sido solucionado com a disponibilização do vale-compras no valor da mercadoria, ou seja sem o frete.

Na mesma data comuniquei que já havia discordado em receber vale-compras, bem como que o valor a ser ressarcido deveria ser no valor total (incluído frete), por ter sido fornecido tênis BOUT'S com defeito de fabricação.

"EMPURRANDO COM A BARRIGA 3: O DEBOCHE". Ainda em 28.04.2018, a Netshoes, pasmem, pede as seguintes informações: Qual foi a data da última compra realizada? Qual foi a forma de pagamento utilizada na última compra? Quais foram os últimos produtos comprados? Já realizou alguma troca em seu cadastro? A Netshoes agora passou para o deboche!

Em 29.04.2018, apesar dos pesares, informei que os dados solicitados já haviam sido fornecidos ao longo da troca de e-mails. (Obs.: Todos os e-mails anteriores sempre foram reencaminhados/anexados em lista.)

NETSHOES, APÓS 3 SEMANAS PEDE QUE SE RECOMECE TODO O PROCESSO. Em reposta, a Netshoes informa que o frete não será devolvido em razão de o tênis BOUT'S ter sido entregue no prazo. E, mais, "Como ainda não houve a troca pelo vale-compras, para a sua segurança, o procedimento de cancelamento pode ser feito de duas formas: a) Ligando para a Central de relacionamento: (11) 3028-5333 ou (11) 3070-6888 - Opção 6 / Rio de Janeiro 0800 888- 8464 - Opção 6; b) Através de seu cadastro, por um PC ou smartphone na página "Meus Pedidos" e em seguida clicando em "Trocar ou Cancelar".

DE TODO O EXPOSTO depreende-se ser a Netshoes empresa que: a) age de má-fé, b) não se responsabiliza por mercadoria fornecida com defeito; c) deseja que o cliente adquira outra mercadoria do mesmo fabricante que forneceu o produto defeituoso; d) induz o cliente a aceitar vale-compras; e) cria obstáculos para não realizar o ressarcimento em espécie; f) ao final, sem resolver o problema, encaminha o cliente para a central de relacionamento ou para Site; g) age com desdém e deboche.

COLOCAÇÔES FINAIS. O tênis que quis adquirir em substituição ao que veio com defeito, tem o preço igual em loja de renome no Rio de Janeiro àquele ofertado pela Netshoes. Então qual a vantagem de se adquirir produtos na Netshoes se o preço é o mesmo, havendo o acréscimo do frete, e não existir nenhuma garantia ao se receber produto defeituoso?



As fotos enviadas à Netshoes

COMPARAÇÃO ENTRE OS TAMANHOS DE TÊNIS
a) Tênis usado Olympicus
b) Tênis Bouts, adquirido na Netshoes em 02.abr.2014 e recebido em 08.abr.2018
c) Tênis Olympicus, adquirido na Di Santini em 10.04.2018

Comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à esquerda), Bouts novo (centro; Netshoes)e Olympicus novo (à direita; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor
Comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à esquerda), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à direita; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.


Comparação entre as etiquetas dos tênis: usado Olympicus (à esquerda), Bouts novo (centro;
Netshoes) e Olympicus novo (à direita; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Embora o Bouts seja bem menor, a etiqueta indica que o tamanho é igual à dos outros: 41.Evidência: ERRO DE FABRICAÇÂO.
Comparação entre as etiquetas dos tênis: usado Olympicus (à esquerda), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à direita; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Embora o Bouts seja bem menor, a etiqueta indica que o tamanho é igual à dos outros: 41. Evidência: ERRO DE FABRICAÇÂO.


Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à direita), Bouts
novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à esquerda; adquirido em 10.04.2018).
Comentário: Bouts com tamanho bem menor.
Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à direita), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à esquerda; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.


Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à direita), Bouts
novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à esquerda; adquirido em 10.04.2018).
Comentário: Bouts com tamanho bem menor.
Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (à direita), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (à esquerda; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.


Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (abaixo), Bouts
novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (acima; adquirido em 10.04.2018).
Comentário: Bouts com tamanho bem menor.
Outra vista da comparação entre o tamanho dos tênis: usado Olympicus (abaixo), Bouts novo (centro; Netshoes) e Olympicus novo (acima; adquirido em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.


Comparação entre o tamanho dos tênis: Bouts novo (abaixo; Netshoes) e Olympicus novo (acima;
adquirido em outra loja no Rio, em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.
Comparação entre o tamanho dos tênis: Bouts novo (abaixo; Netshoes) e Olympicus novo (acima; adquirido em outra loja no Rio, em 10.04.2018). Comentário: Bouts com tamanho bem menor.