EXERCENDO A CIDADANIA 

O que é? Cidadania é um conjunto de direitos e deveres relacionados à participação dos integrantes do povo nos negócios públicos do Estado. A palavra “cidadania” vem de civitas, do latim, que significa cidade. É, pois, desde a sua origem, um termo ligado à vida em sociedade. São exemplos de atos de cidadania: concorrer nas eleições, votar em candidatos por opção livre e consciente, fiscalizar as atividades dos agentes políticos, preservar o meio ambiente, defender os direitos do consumidor etc.

Como exercer a cidadania? Exercer a cidadania é, acima de tudo, buscar uma sociedade melhor para todos, a fim de que exista mais liberdade, justiça e solidariedade. Você pode ser mais cidadão. Entenda e participe ativamente da vida e do governo de seu povo. Exerça seus direitos, cumpra seus deveres e lute por um país melhor.
(Fonte: TRE-AC)

Como cita Dalmo Dallari:
"A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social." (Fonte: DALLARI, D.A.; "Direitos Humanos e Cidadania"; São Paulo; Moderna, 1998; p.14)
Portanto, o exercício da cidadania não é esperar que as Leis (como o Código de Defesa do Consumidor) sejam aplicadas automaticamente. É fundamental que interajamos sempre que possível, sempre que tenhamos conhecimento da existência de crimes contra o parimônio público, contra a natureza, contra a economia popular, de corrupção e outros que comprometem o bem estar social, a nós mesmos e a nossa família.

Devemos, no exercício da cidadania, cobrar respostas e resultados dos nossos dirigentes, sejam estes autoridades públicas ou privadas. Não importa se eles são políticos, juízes, ministros ou empresários. O nosso dever é denunciar, protestar, cobrar e acompanhar cada um dos casos/processos verificando se houve uma conclusão punitiva para os que se afastaram das regras legais e sociais (mantendo-se sob consideração os princípios da ética e moral, que sempre devem estar a nortear a sociedade).

Dos agentes da mídia (imprensa escrita e falada, televisão, internet) devemos cobrar resultados e imparcialidade. Devemos protestar contra a censura (vide o nem tão recente caso do jornal "Estadão" - que continua sob censura até esta data). Devemos cobrar dos políticos a realização das promessas que fizeram duarante a campanha, acompanhar seu trabalho, e apoia-los - quando cumprirem bem as responsabilidades que lhe delegamos através do voto, ou deixar de votar neles e divulgar as razões pelas quais assim agimos.

Todo aquele que não exerce seus direitos de cidadão está se omitindo e transferindo para os outros uma responsbilidade que cabe, exclusivamente, a si mesmo.

Transparência Brasil space
space
Transparência Brasil: Excelências space
space
Transparência Brasil: Projeto Mretíssimos space
space
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral space
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção - Composto por mais de 60 entidades cuja atuação se estende por todo o País. Com sede em Brasília, é ele quem acompanha de perto a atuação do Tribunal Superior Eleitoral e mantém contato com os responsáveis pela adoção de medidas que favoreçam a lisura do processo eleitoral em todo o Brasil.
Lei complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) - Sancionada em 04 de junho de 2010, passou a vigorar no dia 07 de junho, a partir da publicação no Diário Oficial da União (Lei Complementar 135/2010). É conhecida como a Lei da Ficha Limpa. A segunda mobilização do MCCE contou com apoio da sociedade brasileira e foram coletadas 1.604.815 de assinaturas. Altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9º do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.
space
IDEC space
space
PROTESTE space
PROTESTE
PRO TESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor conta hoje com mais de 280 mil associados, sendo a maior associação de consumidores da América Latina. É uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e de empresas, e tem como objetivo A DEFESA DO CONSUMIDOR NO BRASIL. Foi fundada em 16 de julho de 2001. Atua em várias frentes: ajuda o consumidor a fortalecer seu poder de compra e a conhecer seus direitos com os testes comparativos e outros artigos publicados em suas revistas; orienta o associado sobre os direitos do consumidor em seu serviço de orientação; intermedeia, se preciso, as pendências que o associado tem com fornecedores que se recusam a atendê-lo; e encaminha a empresas e governos as reivindicações e propostas pertinentes.
space
PROCONs space
space
Reclame Aqui space
space
Denuncio space
space
RECLAMÃO space
space
space