Como colocar Ringtones (toques) no celular 

Comentários Gerais:
Um "ringtone" (tom de discagem) ou toque é o sinal (som; música) que se escuta quando se recebe uma ligação telefôncia ou uma mensagem de texto. Em regra o termo é empregado para telefones móveis - celulares. Nos anos mais recentes é possível personalizar diversos toques para cada pessoa que nos telefona, toque para despertador, etc.
Os celulares já trazem alguns arquivos entre os quais o usuário pode escolher os toques e personalizar seu aparêlho.
Mas a "onda" ou moda para muitos é colocar toques diferenciados e que não vêm instalados pelo fabricante.
Assim, pode-se baixar toques pagos através de "sites" do próprio fabricante ou de outras empresas, ou baixá-los de forma gratuita de outros "sites", ou até mesmo produzir seus própios toques.

Quais os tipos de arquivos usados?
Quando surgiram, os toques se limitavam a toques chamados de monofônicos, ou seja, uma série de notas musicais, gravadas uma a uma. Posteriormente surgiram os toques polifônicos em que o áudio permitia a gravação/reprodução de várias notas ao mesmo tempo, como nos arquivos em formato MIDI.
Na atualidade os arquivos (truetone) aceitos pelos celulares estão, geralmente, nos formatos ACC ou MP3. Estes formatos de compressão de arquivos sonoros, ou de áudio, estão presentes nos celulares, dependendo daquele que o fabricante escolheu.
Entretanto, os toques, na realidade, são apenas pequenos trechos de áudio (música; conjunto de sons), em regra limitados à duração de 20 segundos (sugestão).
Assim, na prática, podemos escolher um pequeno trecho de um determinado áudio e usá-lo como toque nos equipamentos móveis.

Quais os passos que se deve seguir?
  1. Verifique se o seu celular aceita ou não novos toques;
  2. Verifique o formato do arquivo de ringtone utilizado pelo aparêlho;
  3. Opte por uma dos seguintes caminhos:
    1. Transferência para o seu celular como anexo de mensagem;
    2. Baixar o(s) toque(s) de um Site ou endereço especializado;
    3. Criar toques em seu próprio celular através do uso de programas específicos compatíveis com seu modelo. Alguns fabricantes disponibilizam estes programas (Melody Composer; Ringtone Composer, ou similar) - verifique no manual;
  4. Criar seu próprio toque no computar e transferí-lo para o celular no formato adequado ao modelo em uso.
    1. Escolha um programa que permita você editar áudio e criar alguns efeitos;
    2. Antes de instalar o programa, verifique se ele é compatível com seu sistema operacional;
    3. Escolha arquivos de músicas de algum CD ou algum que você já tenha gravado em formato de áudio MP3 ou WMA;
    4. Limite este arquivo para uma duração de máximo 20 segundos (sugestão);
    5. Verifique se o arquivo final (do ringtone/toque) é compatível com o seu celular. Caso não seja, use algum programa para convertê-lo para o formato necessário/adequado;
    6. Envie este arquivo por mensagem para o seu e-mail do celular ou
    7. Faça uma transferência do seu PC para o celular utilizando o programa que acompanha o celular (através de cabo USB, bluetooth, etc.).
Conheça, a seguir, algumas ferramentas que podem ser usadas para criar, baixar os toques ou "ringtones", e outros complementos para personalizar seu celular.

AUDACITY space
space
MYTINYPHONE.com space
space
MP3MER.com space
MP3MER.com (similar ao Make Own Ringtone)
Este Site, em inglês, para criação de toques "on line". Com interface intuitiva.
Permite: ● O "upload" (envio) de arquivos de áudio nos fomratos MP3, WMA ou OGG, com tamanho até 15Mb. ● Arrastar os marcadores para determinar a duração do toque; ● Teclar o botão "Play" para ouvir o resultado; ● Mudar a qualidade do som, se necessário; ● Ajustar e alterar os filros, se necessário; ● Escolher a forma de receber seu toque: baixando (download) para o celular ou através de e-mail; ● Para produzir o toque, basta teclar o botão "Make a Ringtone".
Muito bom. Muito fácil de usar, oferece diversos recursos: "Easy Mode", "Advanced Mode" e "Expert Mode". O modo "Easy Mode" é muito eficiente, mas, se desejar recursos mais refinados, teste os modos "Advanced" e "Expert".
space
Make Own Ringtone space
Make Own Ringtone (similar ao MP3MER.com)
Este Site, em inglês, para criação de toques "on line". Com interface intuitiva.
Permite: ● O "upload" (envio) de arquivos de áudio nos fomratos MP3, WMA ou OGG, com tamanho até 15Mb. ● Arrastar os marcadores para determinar a duração do toque; ● Teclar o botão "Play" para ouvir o resultado; ● Mudar a qualidade do som, se necessário; ● Ajustar e alterar os filros, se necessário; ● Escolher a forma de receber seu toque: baixando (download) para o celular ou através de e-mail; ● Para produzir o toque, basta teclar o botão "Make a Ringtone".
Muito bom. Muito fácil de usar, oferece diversos recursos: "Easy Mode", "Advanced Mode" e "Expert Mode". O modo "Easy Mode" é muito eficiente, mas, se desejar recursos mais refinados, teste os modos "Advanced" e "Expert".
space
Create-Ringtone.com space
space
BIMTONES space
space
TONEBEE space
space
ZEDGE space
space
MYXER space
space



AUDACITY: TUTORIAL BÁSICO - FAZENDO TOQUES PARA CELULARES
AUDACITY


1) Baixe o aplicativo em:
http://sourceforge.net/projects/audacity/files/audacity-unstable/1.3.12/audacity-win-unicode-1.3.12.exe/download?use_mirror=ufpr;

2) O arquivo vem compactado em formato ZIP. Descompacte-o usando ferramentas como 7-ZIP, Winzip, etc.;

3) Instale o Audacity;

4) Abra o aplicativo e tecle na aba "Arquivo" (File) e em "Abrir";

4.1) Caso você não consiga abrir um arquivo MP3, é possível que você não tenha instalado o codificador LAME. Neste caso voê terá que baixá-lo em: http://sourceforge.net/projects/lame/files/lame/3.98.4/lame-3.98.4.tar.gz/download ou em: http://lifehacker.com/assets/resources/2006/11/lame_enc.dll;
O LAME é um programa gratuito utilizado para converter arquivos de áudio grandes e não compactados, em arquivos MP3 menores. É considerado o melhor programa para criar arquivos MP3.
4.2) Descompacte o LAME e lembre-se onde está arquivado em seu computador;

4.3) Volte para o Audacity e tecle sobre a aba "Editar" e, depois, em "Preferências". Na nova tela, tecle na aba "Formato de arquivos" e (em "Configuração em exportação de MP3") encontrar o "Plug-in". No aviso de alerta, tecle em "Sim" e localize o LAME (o arquivo de nome: "lame_enc.dll") e habilite-o;

Veja a imagem abaixo:

AUDACITY  LAME

AUDACITY LAME Aviso


5) OK. Aberto o Audacity você verá a seguinte tela:

AUDACITY 3


6) Aberto o Audacity, abra um arquivo MP3. Você verá a seguinte tela (caso não consiga abrir um arquivo MP3, volte aos itens 4.1 a 4.3):

AUDACITY 4


7) Importado/aberto o arquivo, você verá a imagem gráfica do áudio:

AUDACITY 4


8) Salve o arquivo com outro nome, será seu arquivo de trabalho.

9) Tecle em "Play" (Seta verde) e localize o trecho que você deseja usar como "ringtone".

10) Anote o começo e o fim. Para melhor visulaizar use o zoom para ver a escala com marcações de 5 segundos. O toque ou "ringtone" deverá ter duração de máximo 20 segundos (aconselhável!).

11) Use a ferramenta de seleção para marcar a área (trecho da música) que deverá ser cortada antes do "começo escolhido". Entre em "Editar" e tecle sobre "Cortar". O trecho marcado será cortado.

11) Use a ferramenta de seleção para marcar uma área a ser cortada depois do "fim escolhido". Entre em "Editar" e tecle sobre "Cortar". O trecho marcado será cortado.

AUDACITY 5


12) O resultado, com zoom, será o seguinte:

AUDACITY 6


13) Teste o toque com "Play". Se estiver tudo certo salve o arquivo.

14) Caso você desejar, pode-se adicionar efeitos (Tecle na aba "Efeitos" e escolha o desejado) de "fade-in" (aumento gradativo do som; no início) e "fade-out" diminuição do som; no final).

15) O efeito pode ser incluído, também, com a ferramenta de seleção (visto acima) e de modo similar (marcando a área onde se deseja aplicado);

16) Observar que um "fade-in" (no início), com duração de 5 a 7 segundos, permitirá atender o celular antes que o volume da música atinja o máximo e incomode outras pessoas.

17) Na aba "Arquivo" tecle sobre "Exportar como MP3" e seu toque personalizado estará salvo e... pronto!

18) Basta, agora, que você envie o arquivo do "ringtone" para o seu celular através de cabo, bluetooth, infravermelho, ou e-mail de celular.
Observação: O tutorial acima é básico e voltado para feitura de toques (ringtones) para telefone celular. O Audacity possui outros vários recursos que não foram necessários para o fim proposto. Existem vários e mais completos tutoriais na Internet.
Por exemplo, em http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/Audacity/ você encontrará um tutorial, bastante simples, mas que aborda outros aspectos de uso do Audacity, elaborado pelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
space